Mundo

Americano Adam Yauch, integrante dos Beastie Boys, morre aos 47 anos

Agência France-Presse
postado em 04/05/2012 15:27
Yauch estava em tratamento contra um câncer na glândula parótidaLos Angeles - O rapper americano Adam Yauch, também conhecido como MCA e cantor do trio de hip-hop Beastie Boys, morreu nesta sexta-feira (4/5) aos 47 anos após uma batalha contra o câncer, informou a imprensa.

Yauch, nascido em Nova York em 1964, estava em tratamento contra um câncer na glândula parótida diagnosticado em 2009, embora ainda não esteja claro se morreu em consequência da doença, informou o site de celebridades TMZ. Sua morte também foi divulgada pela revista Rolling Stone.

O trio cancelou uma turnê em 2009 depois de Yauch ter anunciado que estava com câncer nessa glândula salivar. Eles não se apresentaram mais em público depois do verão daquele ano, informou a revista Rolling Stone.

Yauch criou os Beastie Boys, inicialmente como uma banda punk, em 1979 ao lado de Mike "Mike D" Diamond e Adam "Ad-Rock" Horowitz, mas eles gradualmente se inclinaram para o hip-hop, fazendo sucesso com seu álbum "Licensed to Ill", de 1986.

O rapper também se envolveu em campanhas humanitárias, como o movimento de apoio ao Tibete, ajudando a organizar shows em prol da causa nos anos 1990. Ele tinha aderido recentemente ao estilo de vida vegetariano por recomendação de seus médicos tibetanos, informou o TMZ.

A banda foi premiada com três prêmios Grammy: dois em 1998 -- melhor performance de rap e melhor performance de música alternativa -- e um em 2007, melhor álbum instrumental, por "The Mix Up", de acordo com o site dos Grammy.

Yauch não apareceu na cerimônia em que os Beastie Boys entraram para o Hall da Fama do Rock em abril, e seu tratamento foi adiado para o lançamento do álbum mais recente do grupo "Hot Sauce Committee, Pt. 2", indicou a revista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação