Mundo

Franceses vão hoje às urnas para decidir o próximo presidente do país

postado em 06/05/2012 08:00

Após uma campanha intensa, dominada por temas da ultradireita e pelo medo da crise econômica, 45 milhões de eleitores decidirão neste domingo (6/5) nas urnas quem será o próximo presidente da França. Na reta final, as pesquisas mantinham uma dianteira apertada em favor do candidato do Partido Socialista, François Hollande: 52% das intenções de voto, contra 48% para o atual presidente, o direitista Nicolas Sarkozy ; uma vantagem que caiu pela metade ao longo da última semana. Sarkozy, fiel ao temperamento que o fez admirado, inicialmente, mas por fim cristalizou uma rejeição consistente ao seu nome, apostou até o fim na virada. E, ainda que a consiga, contra a expectativa unânime dos analistas, seu partido, a União por um Movimento Popular (UMP), terá de se adaptar e redefinir seu papel na política francesa, de saída para enfrentar as eleições legislativas do mês que vem.

A UMP foi criada em 2002, como uma espécie de partido guarda-chuva para agrupar políticos centristas e remanescentes do gaullismo ; a corrente política fundada no pós-guerra em torno do general Charles de Gaulle. A estratégia deu certo com Jacques Chirac, antecessor de Sarkozy, e se consolidou em 2007, quando o atual mandatário se elegeu proclamando o nascimento de uma ;direita sem complexos;. Mas o jeito excêntrico e arrogante de Sarkozy, aliado à crise econômica que assola a Europa, prejudicou os planos da UMP de emendar mais cinco anos à frente da quinta economia do planeta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação