Mundo

Sérvios vão às urnas neste domingo em eleições gerais

Agência France-Presse
postado em 06/05/2012 08:45
Sérvia - Os sérvios vão as urnas neste domingo (6/5) votar em eleições gerais, onde o atual presidente de centro-esquerda, Boris Tadic, enfrenta o populista conservador, Tomislav Nikolic. No total, 6,7 milhões poderão votar nessas eleições que também são legislativas e locais. Pela primeira vez desde o desmembramento da Iugoslávia, as eleições estarão centradas em temas como a situação econômica crítica, o desemprego galopante e a integração europeia.

O Partido Democrático (DS) de Tadic e o Partido Sérvio do Progresso (SNS, opositor) fizeram campanha prometendo empregos e investimentos estrangeiros e exibindo bandeiras de luta contra a corrupção e a economia afundada. Segundo as pesquisas, Tadic Nikolic receberão em torno de 30% de votos cada um e disputarão o segundo turno em 20 de maio, no qual o presidente chegaria como favorito. No entanto, nenhuma das duas formações conseguirá a maioria e os socialistas, liderados pelo atual ministro do Interior, Ivica Dacic, terão um papel essencial ao decidir quem apoiarão, como aconteceu nas eleições de 2008.

Tadic, que conduz a Sérvia desde o isolamento dos anos 90 até a aproximação com a União Europeia (UE), apresentou um plano de cinco pontos, que enfatiza a necessidade de concluir o processo de adesão e de reativar a economia. O país esteve obteve em março o estatuto de candidato à adesão à UE. Tadic espera iniciar as negociações formais ainda este ano e concluí-las num prazo de cinco. Por sua parte, Nikolic prometeu aumentar os impostos dos ricos e distribuir mais dinheiros aos setores mais desfavorecidos, assim como impulsionar uma política para atrair investimentos nos setores agrícola e industrial.

A economia sérvia deve ter um crescimento nulo em 2012. O índice de desemprego, que era de 14,7% em 2008, chega atualmente a 24%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação