Mundo

Triunfo conservador nas eleições legislativas iranianos

Agência France-Presse
postado em 06/05/2012 11:01
Teerã - Os conservadores ampliaram seu controle do Parlamento no Irã ao final das eleições legislativas boicotadas pelos reformadores, mas os resultados impidem determinar claramente um vencedor entre os partidários do presidente Mahmud Ahmadinejad e seus opositores.

Os conservadores obtiveram 44 cadeiras em 65 que estavam em jogo no segundo turno das eleições legislativas celebrada na sexta-feira (4/5), segundo a agência de notícias FARS.Por sua parte, os reformadores obtiveram somente duas cadeiras.

Fragilizados pela repressão consecutiva aos protestos pela reeleição do presidente Mahmud Ahmadinejad em junho de 2009, os reformadores terão no novo Majlis (Parlamento), um total de 21 deputados contra os 60 do atual legislativo.

As duas principais alianças conservadoras, a Frente Unida dos Conservadores, contrários ao Ahmadinajad, e a Frente da Persistência da Revolução Islâmica, favorável ao presidente, serão as principais forças do Parlamento.A Frente Unida terá 65 deputados e a Frente da Persistência 25.

Por outra parte, 61 deputados foram apresentados conjuntamente pelas duas alianças e 98 deputados foram eleitos como independentes frente a candidatos das daus frentes conservadoras. Cinco deputados representam as minorias (cristãos, judeus e zoroastristas) e 15 representam pequenos grupos conservadores.

No novo parlamento, figuram nove mulheres contra as oito anteriores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação