Mundo

Caso seja eleito, Hollande entrará em contato com Merkel ainda hoje

Agência France-Presse
postado em 06/05/2012 12:35
Nantes - O socialista François Hollande deverá entrar em contato com a chefe do governo alemão, Angela Merkel, na noite deste domingo (6/5), caso se confirme sua provável eleição à presidência francesa, disse um de seus aliados, o socialista Jean-Marc Ayrault.

Os franceses votam neste domingo para eleger um presidente para os próximos cinco anos, e escolherão entre o atual chefe de Estado, o conservador Nicolas Sarkozy, e Hollande, em uma eleição que recebe forte atenção da Europa, que segue mergulhada neste momento de crise financeira.

Hollande anunciou que renegociará o pacto fiscal europeu de ajustes e austeridade, elaborado por Sarkozy e Merkel, como parte de uma aliança batizada por ele de ;Merkozy;, visando o acréscimo de um capítulo de apoio ao crescimento.

O candidato socialista propõe um novo papel do Banco Central Europeu, uma taxa de transações financeiras, que o Banco Europeu de Investimentos (BEI) conceda créditos às empresas; e a criação de eurobônus para financiar projetos de infraestrutura, entre outros projetos de estímulo ao crescimento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação