Agência France-Presse
postado em 07/05/2012 13:17
Moscou - Dois opositores, o blogueiro anti-corrupção Alexei Navalny e o líder da Frente de Esquerda Serguei Udaltsov, foram condenados nesta segunda-feira (7/5) a pagar multas, após terem sido detidos na véspera durante uma manifestação anti-Putin, que resultou em distúrbios. Navalny e Udaltsov terão que pagar1 mil rúpias (25 euros) cada um pela recusa em obedecer às ordens da polícia, relataram agências de notícias russsas.[SAIBAMAIS]
De acordo com a polícia, mais de 400 pessoas foram detidas no domingo durante um protesto em Moscou contra o retorno do presidente eleito Vladimir Putin ao Kremlin, na véspera de sua posse. A oposição assegurou que cerca de 600 partidários foram detidos. A manifestação da oposição, batizada de "marcha dos milhões", foi dispersada violentamente, com a polícia agredindo os manifestantes com golpes de cassetetes.
Uma investigação foi aberta para apurar perturbações da ordem pública e a violência contra pessoa que detém a autoridade pública, crimes que podem ser punidos, respectivamente, com penas de três e dez anos de prisão. O ministro do Interior, Rachid Nurgaliev, justificou nesta segunda-feira a ação de seus subordinados no domingo e afirmou que os opositores "provocaram" esta situação para que "o ocidente tivesse uma imagem (ruim)" da Rússia. Nesta segunda-feira, cerca de 120 outros militantes da oposição foram detidos quando tentavam protestar, sem autorização, contra a posse de Putin.