Agência France-Presse
postado em 07/05/2012 20:18
Washington - O plano da Al-Qaeda para explodir um avião jamais representou risco para o público, garantiu a Casa Branca nesta segunda-feira (7/5).O presidente Barack Obama "foi informado que, com certeza, o dispositivo não representou ameaça ao público," disse o porta-voz adjunto do Conselho Nacional de Segurança, Caitlin Hayden.
Obama, que foi informado do atentado em abril, orientou as agências a "tomar as medidas necessárias para a proteção contra esse tipo de ataque", e se manteve regularmente informado através de sua equipe de Segurança Nacional.
"O desmantelamento desse atentado com dispositivo explosivo improvisado revela a necessidade de uma vigilância permanente contra o terrorismo aqui e no exterior", acrescentou Hayden.
"O presidente agradece a todos os profissionais da segurança e do combate ao terrorismo envolvidos nesse excelente trabalho por servir com extraordinária habilidade e compromisso essas enormes responsabilidades". Um oficial americano de combate ao terrorismo revelou que os Estados Unidos frustraram um atentado da Al-Qaeda no Iêmen para explodir um avião de passageiros, e recuperaram o aparato explosivo.
"O aparato era para uso de um homem bomba no avião", disse o oficial, pedindo anonimato.
O atentado foi descoberto em um estágio inicial e representa uma "história bem sucedida" para as autoridades dos EUA trabalhando junto com seus aliados, disse o oficial. "Em nenhum momento aviões correram risco."