Mundo

Ucrânia cancela reunião da Europa Central boicotada por governantes

Agência France-Presse
postado em 08/05/2012 11:47
Kiev- A Ucrânia anunciou nesta terça-feira (8/5) o cancelamento de uma reunião de dirigentes da Europa Central, prevista para o fim de semana em Yalta e que seria boicotada por vários líderes da região em protesto contra a prisão da ex-premier Yulia Timoshenko.

"A Ucrânia considera razoável adiar para mais tarde a reunião de cúpula dos chefes de Estado de Europa Central e não organizá-la em 11 e 12 de maio em Yalta, já que os presidentes de vários países não poderiam participar", afirma um comunicado oficial.

Doze presidentes foram convidados, mas quase todos anunciaram que não compareceriam e vários citaram diretamente o caso de Timoshenko.

Símbolo da "Revolução Laranja" de 2004 na Ucrânia, Timoshenko cumpre desade agosto de 2011 uma pena de sete anos de prisão por abuso de poder. Ela está em greve de fome desde 20 abril em protesto pela violência que afirma ser submetida na prisão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação