Mundo

Líder socialista grego anuncia avanço no caminho até o governo de coalizão

Agência France-Presse
postado em 10/05/2012 15:02
Atenas - A Grécia registrou um primeiro avanço para a formação de um possível governo de coalizão pró-europeu, disse nesta quinta-feira (10/5) o líder socialista Evangelos Venizelos, depois de reunir-se com o dirigente do pequeno partido Dimar, de esquerda, Fotis Kouvelis.

Kouvelis se manifestou favorável à formação de um governo "ecumênico" cuja missão seria "manter o país na zona do euro".

"Demos um primeiro passo", declarou Venizelos ao término da reunião com os dirigentes do Dimar, que dispõe de 19 deputados no Parlamento.

A entrevista foi parte da série de contatos feitor por Venizelos para formar um governo após as eleições legislativas de domingo passado, que não havia apresentado nenhuma melhoria clara até o momento.

Os 19 deputados de Dimar poderiam permitir ao partido socialista PASOK (41 deputados) e ao conservador Nova Democracia (108 deputados) superar a barreira da maioria absoluta no Parlamento.

Até quinta-feira, Kouvelis havia manifestado sua preferência por um governo de coalizão com o partido de esquerda radical Syriza, cujo líder, Alexi Tsipras, renunciou na quarta-feira (9/5) à tentativa de formar um governo.

Para que as negociações tenham um desenlace positivo, Venizelos precisa convencer ao líder de Nova Democracia Antonis Samaras, com quem se reunirá na sexta-feira (11/5).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação