Mundo

Declaração de Obama a favor de união gay abre temas ideológicos em campanha

Declaração de Barack Obama a favor do casamento gay coloca em pauta o primeiro tema ideológico na campanha para a eleição presidencial de novembro. Jogada de risco é saudada como "gesto histórico"

Renata Tranches
postado em 11/05/2012 08:00

Ao assumir o risco calculado de apoiar publicamente o casamento gay, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tomou a iniciativa do primeiro debate ideológico na disputa presidencial de novembro e eletrizou as bases democrata e republicana nas discussões sobre o tema. Na imprensa norte-americana, a declaração foi definida como um ;divisor de águas;. Políticos de primeiro plano e analistas classificaram o gesto como histórico, comparável ao discurso de Lyndon Johnson, em 1965, em defesa dos direitos civis. Obama foi habilidoso na abordagem e não deixou de mencionar que a decisão de permitir ou não o casamento entre pessoas do mesmo sexo cabe aos estados. Mas, embora já tenha se oposto à ideia no passado, o presidente procura com ela relançar o lema da mudança e da vanguarda, tão valioso na campanha de 2008 ; quando se apresentou como o primeiro negro a disputar a Casa Branca.

A entrevista de Obama à tevê ABC foi a largada para uma investida cuidadosamente planejada pelos estrategistas. Na manhã de ontem, eles postaram na internet um vídeo de campanha no qual contrapunham a declaração do presidente à resposta do provável adversário republicano, Mitt Romney, que reafirmou a oposição ao casamento gay. O vídeo trabalha a imagem do presidente e do vice, Joe Biden ; que no início da semana trouxe o assunto à tona, dizendo que se sente ;confortável; com a união entre homossexuais ; como defensores da igualdade de direitos para todos os americanos. Tratado como um candidato de opiniões retrógradas, Romney é desafiado a rever sua posição, apontada como ainda mais conservadora que a do ex-presidente George W. Bush, também republicano, que chegou a se dizer favorável a algum tipo de união legal entre pessoas do mesmo sexo.

Declaração de Barack Obama a favor do casamento gay coloca em pauta o primeiro tema ideológico na campanha para a eleição presidencial de novembro. Jogada de risco é saudada como

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação