Mundo

Merkel considera possível cooperação estável com novo presidente francês

Agência France-Presse
postado em 12/05/2012 09:26
Berlim - A chanceler alemã, Angela Merkel, declarou neste sábado que acreditava ser possível uma cooperação estável com o presidente eleito francês François Hollande, depois de ter dado seu apoio ao adversário Nicolas Sarkozy na eleição presidencial francesa.

Quando perguntada sobre "uma possível cooperação com o novo presidente francês", Merkel respondeu: "Sim, acredito, já que sabemos desde a criação da República Federal da Alemanha que uma boa relação franco-alemã é muito importante para os dois países".

Esta pergunta figurava em uma falsa entrevista, seu vídeo-podcast semanal, um documento divulgado pela chancelaria.

Antes de sua reunião com François Hollande na tarde de terça-feira em Berlim, Merkel destacou que "será um encontro para se conhecer. Mas penso que a partir de então será desenvolvido um bom trabalho de cooperação".

François Hollande, que tomará posse como presidente da República Francesa também na terça-feira, embora pela manhã, será recebido em Berlim com honras militares. Um jantar de trabalho e uma coletiva de imprensa figuram no programa desta viagem.

Os dois dirigentes devem conversar sobre a crise na Eurozona e as relações bilaterais, segundo um porta-voz da chanceler.

A chanceler havia se declarado "certa" de que a coordenação tradicional com a França continuará sendo o fundamento de seu trabalho comum na Europa, "para assegurar prosperidade, paz e democracia".

Depois da eleição de Hollande no dia 6 de maio, ele havia anunciado que sua primeira viagem como presidente seria a Berlim, e Merkel havia assegurado que o receberia "com os braços abertos", apesar de suas divergências sobre o pacto europeu de estabilidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação