Agência France-Presse
postado em 14/05/2012 12:21
Cacróvia - Uma delegação do Departamento de Estado americano visitou nesta segunda-feira (14/5) a opositora ucraniana e ex-primeira-ministra Yulia Timoshenko, que foi transferida de sua prisão para o hospital.A delegação liderada por um representante do escritório de democracia e direitos humanos do Departamento de Estado chegou de tarde ao hospital público de Jarkiv (leste), onde a opositora que sofre de hérnia de disco está hospitalizada desde quarta-feira.
É a primeira visita de autoridades do governo americano à opositora detida desde agosto do ano passado. Yulia Timoshenko acaba de por fim a uma greve de fome de 20 dias, iniciada para protestar contra as agressões que ela teria sofrido na prisão.
Na sexta-feira, a presidente lituana Dalia Grybauskaite visitou Yulia Timoshenko no hospital. A ex-primeira-ministra foi condenada a sete anos de prisão por abuso de poder.
Este caso provocou uma grave crise nas relações entre Kiev e o Ocidente, que suspeita de uma motivação política e exige a libertação da opositora.
A secretária de Estado, Hillary Clinton, declarou no dia 1; de maio que o governo americano está preocupado com o tratamento dado a Timoshenko.
Vários países da União Europeia ameaçaram boicotar partidas da Eurocopa de futebol 2012, organizada entre Ucrânia e Polônia de 8 de junho a 1; de julho.