Mundo

Usina de níquel da Vale permanece paralisada em território francês

Agência France-Presse
postado em 15/05/2012 10:44
Noumea - A usina de tratamento de níquel da brasileira Vale no arquipélago de Nova Caledônia, território francês no Pacífico, permanecia paralisada nesta terça-feira (15/5), após um vazamento de ácido sulfúrico de causas ainda desconhecidas, informou a direção da empresa em Noumea.
[SAIBAMAIS]
Ao fim da operação será possível entrar na fábrica de ácido, a maior do mundo deste tipo, e começar a investigação para saber o que provocou o acidente, segundo Dabout. Na terça-feira da semana passada foi registrado um vazamento de várias toneladas de ácido sulfúrico na central após a entrada de água nos circuitos de produção.

A Vale Nova Caledônia declarou estado de força maior na sexta-feira, depois que se viu obrigada a interromper o fornecimento de níquel à Austrália. A Vale pretende produzir neste ano 25.000 toneladas de Níquel Hidróxido Cake - um produto intermediário - e óxido de níquel nesta usina de tratamento.

Uma capacidade de 60.000 toneladas anuais pode ser atingida em 2013, segundo previsões e um calendário apresentado pelo grupo em março. Construída em uma baía do sul da Nova Caledônia, com biodiversidade única no mundo, a usina sofre incidentes técnicos há anos, algo que gera conflitos com a população local.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação