Agência France-Presse
postado em 15/05/2012 14:25
Paris - A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, cogitou nesta terça-feira (15/5) em Paris a possibilidade de uma "saída ordenada" da Grécia do euro, em uma entrevista concedida à rede de televisão France 24."Caso o país não cumpra com seus compromissos orçamentários, é preciso fazer as revisões apropriadas e isto significa financiamento adicional ou mecanismos de saída, o que implicaria em uma saída ordenada neste caso", declarou.
"Isto seria extraordinariamente custoso e geraria grandes riscos, mas é parte das opções que estamos sendo obrigados a contemplar tecnicamente", disse.
O dirigente socialista grego Evangelos Venizelos anunciou nesta terça-feira (15/5) que a Grécia terá que voltar às urnas em novas eleições legislativas, no princípio do mes, ante a incapacidade de que os dirigentes dos partidos políticos entrem em um acordo para formar um governo de coalizão.
"O governo havia se comprometido com reformas importantes, foram feitos sacrifícios. Hoje, abandonar tudo isso por um desacordo político é realmente uma pena para o povo grego", disse Lagarde.
É algo que deve ser decidido em conjunto pelos gregos e pelos sócios da zona do euro.
O FMI concedeu em março à Grécia um novo empréstimo de 28 bilhões de euros, que se soma a outro de 30 bilhões de euros em maio de 2010, do qual foram entregues dois terços.