postado em 16/05/2012 09:37
Madri ; A filósofa americana Martha Nussbaum foi anunciada nesta quarta-feira (16/5) como ganhadora do Prêmio Príncipe das Astúrias de Ciências Sociais por "sua concepção universal da dignidade humana e dos direitos da mulher", informou o júri do prêmio."Martha Nussbaum, uma das vozes mais inovadoras e influentes da filosofia atual, sustenta uma concepção universal da dignidade humana e dos direitos da mulher para superar os limites do relativismo cultural", afirmaram os jurados.
"A filósofa defende o papel das humanidades na educação como elemento imprescindível para a qualidade da democracia", destacou o júri.
"A professora Nussbaum abordou o estudo do desenvolvimento econômico e a ética ao entender a pobreza como uma privação das capacidades humanas, ideia que teve grande repercussão em diversos organismos internacionais", acrescentou.
A Fundação Príncipe de Astúrias premia anualmente desde 1981 oito pessoas ou instituições em oito âmbitos: artes, cooperação internacional, concórdia, ciências sociais, comunicação e humanidades, esportes, pesquisa científica e técnica, e letras.
Cada prêmio é dotado de 50 mil euros (65 mil dólares) e uma escultura criada por Joan Miró. Os prêmios serão entregues em outubro pelo príncipe Felipe, em uma cerimônia no teatro Campoamor de Oviedo (norte da Espanha), cidade sede da Fundação.