Mundo

México prende terceiro general por ligação com narcotráfico

Agência France-Presse
postado em 17/05/2012 23:19
O general reformado Ricardo Escorcia foi preso nesta quinta-feira pelo Exército mexicano e entregue à Procuradoria Geral da República por envolvimento com o tráfico de drogas, informou o ministério da Defesa.

Escorcia é o terceiro general mexicano detido nos últimos três dias, após a prisão do ex-ministro da Defesa Tomás Ángeles (reformado) e do general da ativa Roberto Dawe.

"Agentes da Procuradoria Geral da Justiça Militar cumpriram a ordem de prisão contra o general de divisão Ricardo Escorcia Vargas, a pedido da Procuradoria Geral da República".

A prisão de Escorcia foi solicitada pela Procuradoria "de maneira simultânea" a de Ángeles e Dawe, "com a finalidade de que preste depoimento à mesma Procuradoria", destaca o órgão.

Apesar de não haver informação oficial sobre o objeto da investigação, funcionários da Procuradoria e o advogado de Ángeles, Alejandro Ortega, revelaram que os militares são acusados de receber suborno do cartel de narcotráfico dos irmãos Beltrán Leyva.

O general de divisão Tomás Ángeles era considerado um colaborador próximo do ministro da Defesa, Guillermo Galván.

Ángeles e Roberto Dawe já foram interrogados pela Procuradoria e cumprem prisão temporária de 40 dias.

Com Angeles, Dawe e Escorcia, desde 1997 somam ao menos oito os generais do Exército mexicano investigados por supostas ligações com o narcotráfico, mas apenas um deles foi punido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação