Mundo

Planos de possível ataque contra Irã estão prontos, diz chanceler dos EUA

postado em 18/05/2012 08:52
Os planos dos EUA para um possível ataque contra o Irã estão prontos. E, segundo o embaixador norte-americano em Israel, Dan Shapiro, a opção militar para resolver o impasse em torno do programa nuclear iraniano está ;totalmente disponível;. A declaração foi feita poucos dias antes de o regime de Teerã retomar negociações com as potências do grupo 5%2b1 sobre seu programa nuclear. A exemplo do que Israel já tinha feito no início do ano, os Estados Unidos dizem ver no uso da força o último recurso para impedir o desenvolvimento de armas nucleares pelo Irã, que insiste no caráter pacífico e civil de seu programa atômico.

;Seria preferível resolver isso diplomaticamente e por meio do uso da pressão, em vez da força militar;, disse Shapiro, em declarações transmitidas ontem pela Rádio do Exército de Israel. ;Mas isso não significa que essa opção não esteja plenamente disponível: não está apenas disponível, está pronta. O planejamento necessário foi feito para garantir isso.; Em janeiro, Shapiro tinha dito a um jornal israelense que garantiria ;a prontidão e disponibilidade da opção militar para o presidente na hora em que ele decidisse usá-la;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação