Mundo

ONU levanta suspeita de que Al-Qaeda está por trás de ataques em Damasco

postado em 18/05/2012 09:40
[SAIBAMAIS]O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, levantou nessa quinta-feira (17/5) a hipótese de a rede Al-Qaeda ser responsável por dois ataques suicidas que ocorreram na semana passada na capital síria, Damasco. Pelo menos 55 pessoas foram mortas nas duas explosões, consideradas as piores desde o início dos protestos populares contra o presidente Bashar Al Assad, em março de 2011.

Ki-moon não apresentou evidências que sustentem a afirmação. A análise dele, porém, é compartilhada por observadores independentes, que acreditam que a rede extremista avança sobre a Síria. No país, a crise ocorre há 14 meses em meio a confrontos entre manifestantes e favoráveis ao governo. Os manifestantes pressionam pela renúncia de Assad.

A oposição no país chegou a acusar o governo de orquestrar ataques. No dia 12, um grupo de militantes assumiu a autoria das explosões de Damasco. Há suspeitas, de analistas internacionais, de que o grupo seja ligado à Al Qaeda.

Em 14 meses de confrontos, a estimativa é que mais de 10 mil pessoas morreram. Observadores estrangeiros identificaram várias violações aos direitos humanos, como assassinatos, torturas, prisões indevidas. Crianças e adolescentes também são vítimas, segundo os observadores internacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação