postado em 18/05/2012 09:48
O Japão concluiu nesta sexta-feira (18/5) o lançamento bem-sucedido do primeiro satélite comercial. A iniciativa faz com que a ilha fosse incluída no grupo de países que já lançaram satélites comerciais, assim como a Rússia e alguns europeus. O foguete H-2A, com custo aproximado de US$ 100 milhões, decolou do centro espacial da Ilha de Tanegashima, no Sudoeste do país, às 1h39.Exatos 16 minutos após o lançamento, o satélite principal, fabricado na Coreia do Sul, se separou do foguete, sendo seguido por outros três satélites japoneses. De acordo com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, o satélite sul-coreano Kompsat-3 é usado para observação.
O Shinzuku, um dos satélites japoneses, deve ser usado para monitorar correntes oceânicas e os outros dois equipamentos seriam experimentais. O Shinzuku seguiu acompanhado por pequenos satélites equipados com painéis solares que entraram em órbita com êxito, segundo as autoridades japonesas.
[SAIBAMAIS]A operação foi coordenada pela Jaxa e pelo fabricante aeroespacial Mitsubishi Heavy Industries que somam 15 lançamentos consecutivos, nos últimos sete anos. A expectativa, segundo o comando da Mitsubishi Heavy Industries, é receber mais pedidos de outros países para manter as atividades aeroespaciais.