Mundo

Candidato republicano promete pressão dos EUA sobre Cuba ser for eleito

Agência France-Presse
postado em 18/05/2012 20:05
Washington - O virtual candidato republicano à presidência dos Estados Unidos nas eleições de novembro, Mitt Romney, criticou nesta sexta-feira (18/5) o relaxamento da pressão de Washington sobre Cuba e prometeu que se for eleito Havana "sentirá todo o peso da determinação americana".

"Nos últimos anos temos visto os Estados Unidos reduzir a pressão sobre o regime de Castro sob a visão equivocada de que vai apaziguá-los com a mão aberta. Esta ingenuidade tem permitido maior crueldade e opressão", disse Romney sobre o governo de Barack Obama.

A administração Obama suavizou nos últimos anos várias proibições, como o número de viagens da comunidade cubana à Ilha, remessas de dinheiro e intercâmbio cultural, acadêmico, esportivo ou científico.

"Se for eleito presidente, o regime de Castro não terá qualquer razão para duvidar do nosso firme compromisso com a causa do povo e sentirá todo o peso da determinação americana", disse Romney em mensagem pelo dia da independência de Cuba.

Romney qualificou o governo de Raúl Castro de "regime brutal totalitário" e lembrou as mortes do opositor preso Orlando Zapata e da líder das Damas de Branco, Laura Pollán, além da pena de 15 anos de prisão para o empresário americano Alan Gross.

"A luta por uma Cuba livre já exigiu muito tempo (...). Juntos vamos acelerar a chegada do dia do fim deste regime", prometeu Romney.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação