Mundo

Dissidente chinês Chen Guangcheng viaja para os Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 19/05/2012 10:54
PEQUIM - O dissidente chinês Chen Guangcheng, um advogado cego defensor dos direitos cívicos, que provocou um incidente diplomático entre as autoridades chinesas e americanas, embarcou neste sábado em um avião com destino aos Estados Unidos, confirmou o Departamento de Estado americano.

Ele viaja para Nova York com a família, havia antecipado o canal CNN. "Podemos confirmar que Chen Guangcheng, sua esposa e os dois filhos viajam para os Estados Unidos, com o objetivo de que possa continuar estudando em uma universidade americana", informa em um comunicado a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.

"Esperamos impacientes sua chegada durante o dia nos Estados Unidos. Expressamos nossa satisfação pela forma como conseguimos solucionar esta questão e apoiamos o desejo de Chen de estudar nos Estados Unidos", completa a nota.

Chen embarcou com a esposa e os dois filhos em um voo da United Airlines em Pequim com destino a Nova York. A decolagem estava prevista para 15H45 locais (4H45 de Brasília), mas sofreu um atraso e o voo só partiu às 18H00 (7H00 de Brasília).

A saída do militante dos direitos cívicos acaba com a crise diplomática entre China e Estados Unidos, depois que o exílio do dissidente - que se refugiou por seis dias no fim de abril na embaixada americana depois de fugir de sua residência vigiada - foi duramente negociado por Pequim e Washington.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação