Mundo

Chen Guangcheng se disse feliz em deixar China, mas preocupado com familia

Agência France-Presse
postado em 19/05/2012 14:04
NOVA YORK - O dissidente chinês Chen Guangcheng estava "feliz" por deixar a China em direção aos Estados Unidos, mas preocupado com os familiares que deixa em seu país, declarou neste sábado à AFP uma próximo que conseguiu conversar com ele no aeroporto de Pequim.

"Hoje falei com ele seis vezes. Parecia estar bem, entusiasmado, mas muito preocupado com sua família", disse à AFP Bob Fu, presidente da ChinaAid, associação cristã com sede no Texas (sul), que se manteve em contato com o dissidente cego.

Bob Fu indicou a última conversa que tiveram logo antes do embarque de Chen Guangcheng e confirmou que o militante humanitário havia embarcado em um avião da United Airlines para Nova York junto com sua mulher e seus dois filhos de 8 e 6 anos.

Quando chegar aos Estados Unidos, "vai descansar e estudar", acrescentou, lembrando que o dissidente havia obtido uma beca da Universidade de Nova York.

Segundo Bob Fu, Chen Guangcheng soube de sua viagem pouco antes de partir e recebeu seu passaporte no aeroporto. "Tudo aconteceu muito rápido. Às 10h00 (horário de Pequim) disseram a ele que tinha que fazer as malas e pouco depois um automóvel oficial o levou ao aeroporto".

Com a partida de Chen Guangcheng chega ao fim uma disputa diplomática de mais de um mês entre Estados Unidos e China em torno da situação deste advogado autodidata de 40 anos que havia se refugiado em abril na embaixada de Washington em Pequim depois de ter fugido de sua casa enquanto cumpria uma pena de prisão domiciliar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação