Mundo

Casa Branca saúda saída de dissidente cego da China

Agência France-Presse
postado em 19/05/2012 15:43
Camp David - A Casa Branca saudou neste sábado a saída da China do dissidente Chen Guangcheng a caminho dos Estados Unidos, que pos fim a um mês de negociações diplomáticas entre Pequim e Estados Unidos.

"Fomos informados sobre o fato de Chen, sua esposa e seus dois filhos estarem prestes a viajar para os Estados Unidos. Saudamos esta evolução e que ele possa estudar aqui", afirmou um conselheiro adjunto de segurança nacional do presidente Barack Obama, Ben Rhodes, durante uma entrevista coletiva à imprensa à margem do G8 em Camp David.

O dissidente é aguardado para este sábado à noite em Nova York, depois de ter deixado Pequim de avião com sua esposa e seus filhos. Seu voo deve chegar por volta das 18h locais (21h de Brasília) ao aeroporto de Newark.

"Podemos confirmar que Chen Guangcheng, sua esposa e seus dois filhos estão a caminho dos Estados Unidos, para que ele possa continuar seus estudos em uma universidade americana", havia declarado durante a manhã a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.

"Manifestamos a nossa satisfação com a forma como conseguimos negociar esta questão e apoiar o desejo de Chen de estudar nos Estados Unidos", havia indicado Nuland.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação