Mundo

Otan afirma que não haverá saída precipitada do Afeganistão

Agência France-Presse
postado em 20/05/2012 13:16
CHICAGO - O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, garantiu neste domingo que os aliados não irão sair precipitadamente do Afeganistão, apesar de a França ter anunciado que iria acelerar sua retirada.

"Continuaremos comprometidos com nossa operação no Afeganistão e seu encerramento bem-sucedido", disse Rasmussen antes da reunião de cúpula da Otan para organizar o fim das operações militares dos aliados até 2014.

O presidente francês, François Hollande, lembrou anteontem, ao ser recebido por seu colega americano, Barack Obama, que uma de suas promessas de campanha foi a retirada das tropas até o fim de 2012.

Rasmussen disse não ter "ficado surpreso" com as palavras de Hollande, e afirmou que a França pretende continuar apoiando a missão internacional no Afeganistão, mas de forma diferente.

O plano de Hollande "coincide muito" com o da Otan, de devolver gradualmente o controle do país às forças afegãs. "Tudo irá acontecer de forma coordenada, e a partir de consultas feitas por nossa aliança", disse Rasmussen ao chegar ao centro de convenções de Chicago, Estados Unidos. "Estou certo de que manteremos a solidariedade dentro de nossa coalizão."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação