Mundo

Obama: mundo apoia estratégia para acabar com guerra afegã

Agência France-Presse
postado em 20/05/2012 16:57
Chicago - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste domingo que o mundo apoia a estratégia para acabar com a guerra no Afeganistão, mas advertiu que haverá dias difíceis no futuro. Obama também afirmou, após se reunir com o presidente afegão, Hamid Karzai, em Chicago, onde acontece a Cúpula da Otan, que os Estados Unidos reconhecem "as dificuldades" que o Afeganistão enfrenta, agregando que seu povo "quer desesperadamente paz e segurança".

O presidente americano estimou que a cúpula de dois dias em Chicago servirá para ratificar o amplo consenso entre seus aliados sobre a transição para a entrega do controle da segurança ao Exército afegão, após mais de uma década de guerra. "O que reflete esta cúpula da Otan é que o mundo está apoiando a estratégia que traçamos". "Agora, nosso trabalho consiste em implementá-la de forma efetiva e acredito que podemos fazê-lo, em parte devido à tremenda fortaleza e persistência do povo afegão".

A Otan prevê entregar às forças afegãs o comando das operações contra os talibãs em 2013, antes da retirada completa da tropas da Aliança Atlântica do Afeganistão, em 2014. Obama assinalou ainda que a cúpula é dedicada a traçar uma visão para a etapa posterior a 2014, em sintonia com os últimos acordos estratégicos entre Washington e Cabul.

Karzai declarou que é importante completar a transição da segurança para que seu país deixe de ser uma "carga" para a comunidade internacional. O presidente afegão disse que "espera o fim da guerra e uma década de transformação na qual o Afeganistão continuará trabalhando para fortalecer suas instituições e desenvolver um governo efetivo para o país".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação