Mundo

Organização do Tratado do Atlântico Norte inicia cúpula de Chicago

Agência France-Presse
postado em 20/05/2012 16:59
Chicago - A cúpula extraordinária da Otan teve início na tarde deste domingo, em Chicago, com a presença de mais de 50 líderes, para estabelecer o fim da intervenção militar internacional no Afeganistão. A reunião foi aberta com uma homenagem aos caídos em combate, com toque de silêncio de um clarim.

"Vamos assegurar uma transição para que as forças afegãs assumam a segurança até o final de 2014", como previsto há dois anos, declarou o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen. "Estamos unidos em nossa determinação de completar a missão", acrescentou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que convocou a reunião para analisar as diferentes propostas de retirada das tropas.

A cúpula é assistida pelo próprio presidente afegão, Hamid Karzai, que pede mais dinheiro para seguir formando seu Exército, que deve assumir a responsabilidade pela segurança em 2014, e pelo líder paquistanês, Asik Ali Zardari, que tem um papel-chave para garantir a luta contra os talibãs.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação