Mundo

Otan vai transferir responsabilidade pela segurança aos afegãos em 2013

Agência France-Presse
postado em 21/05/2012 11:15
Chicago - A Otan vai transferir a responsabilidade pela segurança às forças afegãs "até meados de 2013" e passará a ter um papel de apoio até a retirada das tropas internacionais do Afeganistão no final de 2014, anunciou nesta segunda-feira (21/5) a aliança atlântica em sua declaração final.

Até meados de 2013, as forças afegãs ficarão responsáveis pelo comando da segurança no país. A Otan afirma que após isso, o papel da força internacional evoluirá cada vez mais de uma missão centrada, principalmente, no combate para uma missão de formação, de instrução e de assistência. Nesta declaração dedicada ao Afeganistão divulgada após o jantar dos 28 chefes de Estado e de Governo, os aliados consideram ter dado novos passos importantes no caminho para um Afeganistão estável e seguro.
[SAIBAMAIS]
O documento confirma o calendário estabelecido anteriormente na cúpula da Otan de Lisboa em 2010, apesar da retirada anunciada das forças de combate de vários países. A transferência da responsabilidade pela segurança e pelas operações de combate contra a insurreição em meados de 2013 corresponde ao momento em que as duas últimas das cinco etapas do processo de transferência da segurança para o Exército afegão serão implementadas.

O presidente afegão, Hamid Karzai, anunciou no dia 13 de maio o lançamento da terceira etapa desse processo ao término do qual o Exército afegão vai garantir a segurança para 75% da população. Entre meados de 2013 e o final de 2014, as tropas da Otan permanecerão no país e ficarão encarregadas de garantir que os afegãos sejam beneficiados do apoio de que precisam para se adaptar as suas novas responsabilidades, mais importantes, reduzindo sempre os contingentes internacionais gradualmente e de maneira responsável, indica a declaração.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação