Mundo

República Dominicana aguarda anúncio de Danilo Medina como novo presidente

Agência France-Presse
postado em 21/05/2012 12:22
Santo Domingo - Os dominicanos esperam nesta segunda-feira (21/5) a proclamação oficial do presidente eleito Danilo Medina, depois de este ter obtido 51,24% dos votos na eleição de domingo, superando o candidato do partido da oposição, o social-democrata Hipolito Mejía (46,93%).

De acordo com o último boletim publicado no site da Junta Central Eleitoral (JCE), Medina, do Partido da Libertação Dominicana (PLD), recebeu 51,24% dos votos nas eleições, enquanto Mejía, do Partido Revolucionário Dominicano (PRD), obteve 46,93% dos votos, com 99,11% das urnas apuradas.

Ambos os candidatos disseram que esperariam até segunda-feira para se pronunciarem sobre os resultados finais, embora Medina tenha permanecido na liderança durante toda a apuração. O PRD chegou a proclamar Mejía como vencedor e assegurar que na segunda-feira apresentaria "relatórios com evidências das irregularidades" que ocorreram durante o processo eleitoral. Enquanto isso, o DLP declarou ter obtido uma "vitória esmagadora".

[SAIBAMAIS]Medina, um economista de 60 anos, é o candidato do atual presidente Leonel Fernández, que já acumula três mandatos e cuja esposa, Margarita Cedeño, é a candidata oficial à vice-presidência. Mejía, 71 anos, estimulou a vontade de mudança expressada pelos dominicanos para voltar à cadeira presidencial, que ocupou de 2000 a 2004, após derrotar o próprio Medina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação