Mundo

Tunísia decide enviar ex-primeiro-ministro de Kadafi para a Líbia

Agência France-Presse
postado em 22/05/2012 16:25
Túnis - A Tunísia decidiu extraditar para a Libia Al-Baghdadi Al-Mahmudi, ex-primeiro-ministro de Muamar Kadafi, detido desde o fim de setembro em território tunisiano, indicou nesta terça-feira (22/5) o Ministério da Justiça.

"A decisão foi tomada por consenso, só falta nos coordenarmos com a parte líbia para determinar a data de extradição e resolver os procedimentos", declarou Nejib Gharbi, porta-voz do partido islamita Ennahda, majoritário no governo da Tunísia. Uma fonte do palácio presidencial esclareceu que o decreto de extradição ainda não foi assinado.

Um dos advogados de Al-Mahmudi, Mabruk Kurshid, disse à AFP que a decisão "é uma vergonha para os direitos humanos na Túnisia e para a revolução tunisiana".

Primeiro-ministro líbio até os últimos dias do regime de Khadafi, Al-Baghdadi Al-Mahmudi foi preso no final de setembro e era alvo de duas ordens de extradição das autoridades líbias. A justiça da Tunísia respondeu favoravelmente a ambas as demandas, mas o decreto de extradição nunca foi firmado pela presidência.

O presidente tunisiano, Moncef Marzuki, prometeu em janeiro a Trípoli que entregaria o ex-primeiro-ministro de Kadafi às novas autoridades líbias se estas lhe garantissem um "processo justo".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação