Mundo

Washington saúda "passo adiante" do Irã, mas mantém desconfiança

Agência France-Presse
postado em 22/05/2012 17:23
Washington - A Casa Branca afirmou nesta terça-feira (22/5) que o anúncio de um "acordo" entre o Irã e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) representa "um passo adiante", mas advertiu que Washington julgará Teerã por seus atos. [SAIBAMAIS]

"É importante notar que o anúncio de hoje é um passo adiante", declarou o porta-voz da presidência americana, Jay Carney, ressaltando que os Estados Unidos julgarão "o comportamento do Irã com base em seus atos", depois que o diretor geral da AIEA revelou um "acordo" com Teerã antes da retomada das negociações que serão realizadas em Bagdá na quarta-feira.

Carney considerou que este anúncio é "realmente importante", mas reiterou que corresponde a Teerã provar o caráter pacífico de seu controverso programa nuclear.

Em seu retorno de uma visita a Teerã, o chefe da AIEA, Yukiya Amano, classificou nesta terça-feira de "importante desenvolvimento" esta "decisão", que busca eliminar as preocupações relacionadas à natureza do programa nuclear iraniano. Mas, ao contrário do esperado inicialmente por alguns diplomatas antes de sua visita, o acordo não foi assinado. Mas isso será feito "em breve", prometeu Amano.

De acordo com um diplomata ocidental, a visita de Amano não permitiu um verdadeiro "avanço". Parece inclusive decepcionante, segundo outro, que indicou, no entanto, que novas reuniões em Viena na terça-feira darão uma "ideia mais clara" da situação.

"Trata-se apenas de uma promessa, das que o Irã fez muitas no passado", indicou um terceiro diplomata, ressaltando que Teerã provavelmente tenta dar uma boa imagem antes da reunião de Bagdá.

A presidente do comitê de Assuntos Externos da Câmara dos Representantes americana, Ileana Ros-Lehtinen, classificou o projeto de acordo de "promessas vazias".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação