Mundo

Proteção de Obama é feita sem falhas na Colombia, apesar de escândalos

Agência France-Presse
postado em 23/05/2012 16:18
Washington - O Secret Service, responsável pela proteção do presidente americano, considerou nesta quarta-feira (23/5) que não ocorreram falhas na segurança, após uma investigação pelo escândalo de prostituição que atingiu este corpo especial da polícia em uma cúpula na Colômbia em abril.

"Nós nos dirigimos imediatamente à comunidade de inteligência, também para ampliar ao máximo as investigações a fim de saber se ocorreu alguma falha na segurança vinculada ao incidente. Nenhuma informação desfavorável foi encontrada após estas investigações", indicou Mark Sullivan em seu depoimento submetido à comissão de Segurança Interior do Senado na manhã desta quarta-feira.

Doze agentes do Secret Service foram investigados por terem frequentado prostitutas em Cartagena, Colômbia, antes da chegada do presidente americano Barack Obama à cúpula das Américas, em meados de abril.

Nove deles foram removidos de seus cargos, renunciaram ou se aposentaram desde que o escândalo explodiu, no dia 13 de abril. Vários militares também foram identificados.

As pessoas envolvidas no caso foram rapidamente enviadas de volta aos Estados Unidos.

Sullivan indicou nesta quarta-feira que, no momento dos atos, nenhum dos agentes envolvidos havia recebido "informação sensível, documentos sensíveis, armas de fogo, rádios e outros equipamentos vinculados à segurança em seu hotel".

Por este caso foram iniciadas investigações no Departamento de Segurança Interior, no Pentágono, e em várias comissões do Congresso.

Há pouco tempo, o Secret Service anunciou mais rigidez nas regras aplicadas a agentes fora do país, incluindo diretrizes sobre seu relacionamento com estrangeiros e o consumo de álcool.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação