Mundo

EUA denunciam crescente concentração de poder no Executivo da Venezuela

Agência France-Presse
postado em 24/05/2012 13:23
[SAIBAMAIS]Washington - O governo dos Estados Unidos denuncia uma crescente concentração de poder no Executivo e uma perseguição à imprensa na Venezuela, em seu relatório anual sobre direitos humanos divulgado nesta quinta-feira. O governo de Hugo Chávez continuou utilizando o Judiciário para "intimidar e perseguir líderes políticos, sindicais, empresariais e da sociedade civil" que se mostraram críticos, afirma o documento do Departamento de Estado.

Washington manifesta uma preocupação particular com "as ações do governo destinadas a entorpecer a liberdade de expressão e criminalizar a dissidência". O relatório cita casos de multas, ameaças, apreensão de material e investigações criminais de meios de comunicação privados e jornalistas.

Os EUA reconhecem que o governo de Chávez puniu alguns oficiais de baixa patente, "mas nunca houve investigações ou ações judiciais contra funcionários de alto nível ante denúncias de corrupção ou abusos". No passado, a Venezuela repudiou as críticas dos relatórios anuais, sob a alegação de que têm uma natureza política.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação