Mundo

Centenas de pessoas protestam em Hong Kong por aniversário de Tiananmen

Agência France-Presse
postado em 27/05/2012 11:00
Hong Kong - Centenas de pessoas protestaram neste domingo (27/5) em Hong Kong para lembrar o aniversário do massacre na Praça de Tiananmen, em Pequim, onde o exército chinês esmagou um movimento pró-democrático em 1989. Neste domingo em Hong Kong os manifestantes se dirigiram à sede do governo local.

Vários deles disseram estar preocupados pela eleição de um novo chefe do executivo local realizada por um colégio de grandes eleitores que os manifestantes consideram excessivamente favorável a Pequim.

"Não queremos depender do governo chinês", declarou a estudante Catherine Booldown.

O território de Hong Kong, ex-colônia britânica, foi devolvido à China em 1997, mas possui um sistema legal diferente que lhe confere mais liberdade, como o direito ao protesto.

Centenas, talvez milhares de pessoas, morreram na noite de 3 para 4 de junho de 1989, quando o Partido Comunista enviou tanques do exército para por fim a sete semanas de manifestações a favor da democracia em pleno centro de Pequim, classificadas pelo regime de "revolta contrarrevolucionária".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação