Mundo

Taiwan mobiliza pela primeira vez mísseis que apontam para China

Agência France-Presse
postado em 28/05/2012 11:15
Taipe - Taiwan mobilizou pela primeira vez mísseis de cruzeiro capazes de alcançar importantes bases militares ao longo da costa sudeste da China continental, indicou nesta segunda-feira (28/5) a imprensa da ilha. Os mísseis Hsiungfeng 2E, fabricados em Taiwan e que têm um alcance de 500 km, entraram em serviço, segundo o Liberty Times, que cita uma fonte militar não identificada.
[SAIBAMAIS]
O ministério da Defesa não comentou estas informações. Segundo este jornal, o projeto, cujo nome em código é "Chichun", custou cerca de 30 bilhões de dólares taiwaneses (aproximadamente 805,4 milhões de euros, 1,02 bilhão de dólares americanos). Os especialistas militares consideram que o exército da China continental, o Exército de Libertação Popular, dispõe, por sua vez, de cerca de 1.600 mísseis que apontam para Taiwan.

Cheng considera que Taiwan tem mais de cem mísseis Hsiungfeng 2E apontados para a China. De acordo com Song Jan Wen, membro de um painel de especialistas convidados pelo exército taiwanês para estudar seu informe anual sobre a defesa, é a primeira vez que Taiwan aponta diretamente mísseis para a China.

Taiwan, refúgio do exército nacionalista derrotado pelos comunistas em 1949, é independente desde então, mas Pequim considera que se trata de uma província rebelde e não exclui recorrer à força para recuperá-la. No entanto, as relações melhoraram com a chegada à presidência de Ma Ying-jeu, em 2008. Em janeiro de 2012, foi reeleito para um segundo mandato.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação