Mundo

Obama cita fim das guerras do Iraque e Afeganistão durante o Memorial Day

Agência France-Presse
postado em 28/05/2012 17:57
Arlington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, citou nesta segunda-feira (28/5) o fim das guerras no Iraque e Afeganistão, em seu discurso por ocasião do Memorial Day, dia em que se lembra os mortos em combate.

"Pela primeira vez em nove anos, americanos não estão combatendo e morrendo no Iraque. Estamos encerrando a guerra no Afeganistão, e nossos soldados continuarão voltando para casa", disse Obama no cemitério nacional de Arlington (Virgínia).

O presidente depositou flores no túmulo do soldado desconhecido, neste santuário ao sul de Washington onde foram enterrados centenas de milhares de militares.

"Após uma década sob as nuvens negras da guerra, podemos ver a luz de um novo dia no horizonte", citou Obama, que pos fim à missão americana no Iraque. O último soldado americano deixou aquele país em dezembro.

O presidente americano pretende retirar as tropas do Afeganistão até o fim de 2014, após fechar com Hamid Karzai um acordo para acabar com a presença de militares em solo afegão até 2024.

Obama lembrou hoje os 4.500 soldados americanos mortos no Iraque entre março de 2003 e dezembro de 2011. "Especialmente para aqueles que perderam um ente querido, esse capítulo ficará aberto até muito tempo depois de as armas terem silenciado. Hoje, com a Guerra do Iraque enfim concluída, devemos homenagear os sacrifícios que foram feitos durante o conflito", disse.

O presidente americano não citou o fato de sempre ter sido contrário à Guerra no Iraque, iniciada por seu antecessor, George W. Bush. Mas disse que enviar soldados para combate seria "a decisão mais difícil" que poderia tomar. "Posso prometer que jamais o farei se não for absolutamente necessário."

O pré-candidato republicano à presidência, Mitt Romney, divulgou uma mensagem em San Diego, onde passou o Memorial Day com o ex-candidato à presidência e veterano da Guerra do Vietnã John McCain.

"Muitos jovens americanos estão arriscando a vida em campos de batalha distantes. O Memorial Day é um dia para agradecermos a eles e lembrarmos os soldados americanos que deram a vida para defender nosso país", diz o texto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação