Mundo

Cuba acusa EUA de hipocrisia por multa contra companhia Ericsson

Agência France-Presse
postado em 29/05/2012 13:18
Havana - Cuba acusou os Estados Unidos de terem chegado ao "cúmulo da hipocrisia" ao defender o empresário Alan Gross por levar tecnologias de comunicações ilegalmente à ilha e ao mesmo tempo multar a companhia Ericsson por consertar telefones celulares provenientes de Havana.
[SAIBAMAIS]
Gross, detido em dezembro de 2009 em Havana, foi condenado em março de 2011 a 15 anos de prisão por "atos contra a independência ou a integridade territorial do Estado" por levar ilegalmente à ilha dezenas de equipamentos sofisticados de telecomunicações e entregá-los a comunidades judias ou lojas maçônicas.

Washington exige a libertação imediata do terceirizado, ao considerar que realizava uma ação humanitária na ilha. Já a Ericsson, segundo as leis dos Estados Unidos, violou as restrições impostas pelo embargo que Washington mantém com Havana desde 1962, e que foi condenado nas Nações Unidas pela imensa maioria das nações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação