Mundo

François Hollande recebe Vladimir Putin para falar sobre a Síria

Agência France-Presse
postado em 30/05/2012 14:49
Paris - O presidente francês, François Hollande, receberá na sexta-feira (1/6) o colega russo Vladimir Putin para estabelecer as bases da nova relação franco-russa e com a ambição de alterar a posição mantida até agora por Moscou de apoio ao governo da Síria.

O encontro será um jantar de trabalho no Palácio do Eliseu, em Paris.

O tema mais importante do momento, a questão Síria será central. Hollande já antecipou o que pretende falar para o convidado. Rússia e China bloqueiam há meses as resoluções do Conselho de Segurança da ONU sobre Damasco.

"Devemos convencê-lo que não é possível deixar o regime de Bashar al-Assad massacrar o próprio povo", declarou Hollande na terça-feira ao canal estatal France 2.

Depois da onda de indignação provocada pelo massacre de sexta-feira passada na cidade síria de Houla (108 mortos, incluindo 49 crianças), a França espera, assim como os Estados Unidos, convencer a Rússia a flexibilizar sua posição.

Hollande mencionou na terça-feira pela primeira vez a hipótese de uma intervenção militar estrangeira na Síria, desde que aconteça com um mandato explícito da ONU.

Mas antes mesmo da reunião, Moscou diminuiu as esperanças francesas. O chanceler Guennadi Gatilov considerou nesta quarta-feira "prematura" a análise de qualquer nova medida no Conselho de Segurança e julgou contraproducentes as expulsões de diplomatas sírios por países ocidentais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação