Mundo

Irã rejeita acusações sobre planos de assassinato em vários países

Agência France-Presse
postado em 30/05/2012 15:00
Teerã - A missão iraniana nas Nações Unidas rejeitou as informações publicadas pelo Washington Post que acusam Teerã e o Hezbollah, apoiado pelo Irã, de planejarem assassinatos de estrangeiros, especialmente americanos, em vários países, informou nesta quarta-feira os meios de comunicação iranianos.

"O Irã sempre condenou o terrorismo e estas acusações infundadas fazem parte da Iranofobia e da política de pressão ilícita contra o Irã", afirmou a missão diplomática iraniana em uma carta ao jornal americano.

A carta também afirma que o Irã é a "maior vítima de atos terroristas que tiveram como alvo milhares de cidadãos, autoridades e cientistas nucleares" nos últimos anos.

O jornal Washington Post indicou nesta segunda-feira que investigações realizadas em cinco países haviam identificado várias tentativas de assassinatos de diplomatas e empresários americanos, israelenses e sauditas, por parte do Hezbollah ou agentes do Irã.

Citando fontes anônimas da inteligência dos Estados Unidos e do Oriente Médio, o jornal acrescentou que essas tentativas terminaram quando o Irã concordou, em março, em retomar as negociações nucleares com as potências mundiais.

O jornal indica que as provas recolhidas pelos investigadores incluem registros telefônicos, dados forenses, preparações de viagens coordenadas e chips de celulares comprados no Irã e utilizados por diversos autores das tentativas de assassinato.

De acordo com o Washington Post, a maioria dos especialistas vê nestes projetos a continuação de uma guerra sombria em que Teerã contabiliza muitas vítimas. Quatro cientistas nucleares iranianos foram mortos por homens armados desde janeiro de 2010, e o Irã tem sido alvo de vários ciberataques nos últimos dois anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação