Mundo

Governo dos Estados Unidos e Qatar aplicam sanções contra banco sírio

Agência France-Presse
postado em 30/05/2012 15:02
Washington - O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (30/5) um acordo com o Qatar para estabelecer sanções contra o Banco Islâmico Sírio Internacional, alegando que a instituição ajudou o regime de Damasco a evitar as medidas contra o Banco Comercial da Síria, o principal do país.

"A medida aumentará a pressão econômica sobre o regime (do presidente sírio Bashar al) Assad cortando uma via de evasão financeira de primeira ordem", afirma o departamento americano do Tesouro em um comunicado.

O subsecretário para Terrorismo e Inteligência Financeira do Departamento do Tesouro, David Cohen, disse que o Banco Islâmico Sírio Internacional "tem atuado como uma fachada" para o Banco Comercial da Síria, o que permite evitar as sanções já estabelecidas por Estados Unidos, União Europeia e Liga Árabe.

As sanções proíbem qualquer cidadão ou instituição americana a fazer negócios com o banco e congela os ativos do Banco Islâmico Sírio Internacional nos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação