Mundo

Síria pode mergulhar em uma guerra civil, diz secretário-geral da ONU

postado em 31/05/2012 11:41
[SAIBAMAIS]O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, alertou nesta quinta-feira (31/5) sobre as ameaças de uma ;catastrófica guerra civil; na Síria. Para ele, os riscos aumentaram depois do massacre de 108 pessoas, inclusive crianças, em Houla, no centro do país. Ontem, organizações não governamentais informaram sobre um massacre de 13 homens ; mortos a tiros ; cujos corpos foram encontrados com as mãos e os pés amarrados.

;Os massacres, como o do último fim de semana [o de Houla], podem mergulhar a Síria em uma catastrófica guerra civil. Guerra civil da qual o país vai ter dificuldades para se recompor;, alertou Ki-moon durante o fórum com os chamados parceiros da Aliança de Civilizações.

Para ele, é fundamental implementar o plano de paz negociado pelo emissário da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Kofi Annan, e negociar o fim da violência na região. A estimativa é que mais de 10 mil pessoas tenham morrido em cerca de 14 meses de conflitos. ;Peço para que a administração síria honre seu compromisso de aplicar o plano de paz de Annan;, apelou.

Na última terça-feira (29/5) Kofi Annan conversou com o presidente sírio, Bashar Al Assad, e pediu que ele ;tome medidas corajosas; encerrando a onda de violência. Segundo Assad, as dificuldades são impostas por ;terroristas armados;, ele nega a ação do governo nos massacres.

Ki-moon lembrou ainda que os cerca de 300 observadores da ONU que estão na Síria são ;os olhos e os ouvidos; da comunidade internacional para que ;responsáveis pelos crimes possam prestar contas;. ;Nós não estamos lá [na Síria] para assumir o papel de um observador passivo perante atrocidades sem nome;, disse ele.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação