Mundo

Pressionado, Netanyahu tenta evitar conflito com colonos israelenses

Agência France-Presse
postado em 03/06/2012 19:39
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, quer deslocar cinco residências construídas em um terreno palestino privado em uma colônia da Cisjordânia, enquanto os colonos o pressionam para que legalize essas construções, segundo uma autoridade do país.

"A opção preferida do primeiro-ministro e que parece possível do ponto de vista técnico seria a de transportar essas cinco construções para um setor vizinho, onde não há problema em relação ao terreno", afirmou uma autoridade que não quis se identificar.

A Suprema Corte de Israel ordenou em maio o desmantelamento em 1; de julho das cinco construções localizadas no bairro de Ulpana da colônia de Beit El, perto de Ramalah.

O premiê está sob fortes pressões por parte dos colonos, dos quais cerca de 50 protestaram neste domingo (3/6) em frente a seu gabinete, assim como da ala dura de sua coalizão que se opõe a qualquer transferência.

O deputado Danny Danon, membro da ala mais dura do Likud, o partido de Netanyahu, apresentou um projeto de lei que permitiria descumprir a decisão da Suprema Corte legalizando as cinco construções. Este texto, ao qual Netanyahu se opõe, será tratado no Parlamento na quarta-feira.

No mês passado, Netanyahu havia conseguido adiar a análise do projeto de lei de Danny Danon, muito controverso, já que justificaria legalmente a anexação de terras palestinas.

Segundo uma fonte próxima ao primeiro-ministro, Michael Eitan, ministro de Serviços Públicos, também do Likud, Israel se exporia a "acusações de apartheid" caso aprovasse essa lei.

"Até agora, o Parlamento nunca votou uma lei sobre a aplicação da legislação israelense nos territórios onde vivem palestinos na Cisjordânia", disse Eitan. "Se o Parlamento israelense, no qual os palestinos não podem votar, adotar um texto que os concerne diretamente, seremos acusados de agir como a África do Sul no passado", advertiu o ministro.

Para a comunidade internacional, todas as colônias nos territórios ocupados são ilegais, sejam ou não autorizadas pelo governo israelense.

Mais de 340.000 colonos israelenses vivem na Cisjordânia e mais de 200.000 nos bairros de colonização de Jerusalém Oriental.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação