Os 153 ocupantes de um avião que caiu neste domingo (3/6) em um bairro residencial de Lagos, a maior cidade da Nigéria, foram dados como mortos, informou o porta-voz do escritório de investigação de acidentes.
"Presumimos que estejam mortos", disse Tunji Oketunbi, ao ser questionado sobre as pessoas a bordo do avião. O porta-voz completou que o número definitivo de vítimas será divulgado apenas "quando as buscas e as operações de resgate" forem concluídas. Um porta-voz da companhia aérea disse que havia 147 passageiros a bordo, além de seis membros da tripulação.
O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, decretou três dias de luto nacional após a queda da aeronave. O presidente Jonathan "decretou um período de luto nacional de três dias para todos aqueles que perderam a vida na queda do avião da (companhia aérea) Dana em Lagos", indica um comunicado da Presidência. O chefe de Estado, que "cancelou todos os seus compromissos públicos previstos" para segunda-feira (4/6), ordenou "uma investigação completa" sobre o acidente, acrescenta o texto.
O presidente Jonathan "também ordenou que a bandeira nigeriana fique a meio mastro" durante o período de luto, indica o comunicado.
O avião pertencia à companhia aérea Dana, que ia da capital, Abuja, para Lagos com 153 passageiros a bordo, disse o chefe da aviação civil, Harold Demuren.
Pouco antes das 20h00 GMT (17h de Brasília), a aviação civil indicou que não tinham sido encontrados sobreviventes. As causas da queda da aeronave ainda não foram reveladas.
"Não encontramos sobreviventes até o momento", declarou Demuren, que não mencionou o número de vítimas entre os moradores do bairro. Ele havia afirmado anteriormente que, provavelmente, todos os passageiros tinham morrido na catástrofe.
Segundo o porta-voz da polícia do estado de Lagos, Joseph Jaiyeoba, o avião caiu no bairro de Iju, no norte da cidade de cerca de 8 milhões de habitantes.
O porta-voz da companhia nigeriana Dana, Tony Usidamen, confirmou a queda de um dos aviões da companhia em Lagos, mas não forneceu maiores detalhes sobre a queda.
"Nós perdemos a comunicação com a aeronave. Emitiremos um comunicado oficial", indicou o porta-voz da empresa.
Lagos é a maior cidade da Nigéria e a segunda maior cidade africana depois do Cairo, capital do Egito.
Segundo os moradores da região, o avião voava em baixa altitude e emitia um som ensurdecedor vindo aparentemente da turbina. A companhia aérea doméstica Dana Air iniciou suas operações em novembro de 2008 e é hoje uma das principais companhias nigerianas, alinhando uma frota composta por aviões MD-83, de acordo com seu site.
Os aviões da companhia fazem diariamente a ligação entre as cidades de Abuja, Calabar, Lagos, Port Harcourt e Uyo.
Segundo os moradores da região, o avião voava em baixa altitude e emitia um som ensurdecedor vindo aparentemente da turbina. Ele chegou a atingir um edifício de dois andares.
[SAIBAMAIS]A companhia aérea doméstica, Dana Air, iniciou suas operações em novembro de 2008 e é hoje uma das principais companhias nigerianas, alinhando uma frota composta por aviões MD-83, de acordo com seu site.
Os aviões da companhia fazem diariamente a ligação entre as cidades de Abuja, Calabar, Lagos, Port Harcourt e Uyo.