Mundo

Vietnã abre mais zonas de busca de soldados americanos desaparecidos

Agência France-Presse
postado em 04/06/2012 09:34
O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, aperta a mão do ministro das Relações Exteriores do Vietnã, Pham Binh Minh
Hanói - O governo vietnamita autorizará as equipes americanas que procuram corpos de soldados mortos durante a Guerra do Vietnã a escavar em três novas áreas, anunciou o ministro da Defesa, Phung Quant Thanh, após um encontro com o colega americano Leon Panetta.

A promessa de Thanh a Panetta aconteceu no segundo dia de uma visita simbólica do secretário americano de Defesa, que tem como objetivo demonstrar a vontade de Washington de fortalecer as relações com o ex-inimigo ante a crescente influência da China na região. Panetta agradeceu ao governo vietnamita pela ajuda. "Há longo tempo nos esforços para identificar e localizar nossos militares caídos e os desaparecidos em combate no Vietnã".

As novas áreas de busca incluem a zona onde caiu um avião no centro do país e outra perto da fronteira com Camboja e Laos. Panetta também afirmou que o fortalecimento da cooperação militar entre os dois países, que assinaram um acordo neste sentido em 2011, "dependerá em parte dos progressos em termos de direitos humanos".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação