Mundo

UE condena massacre na Bósnia em 1995 e considera ato como genocídio

Agência France-Presse
postado em 04/06/2012 10:41
Bruxelas - O massacre em Srebrenica (leste da Bósnia) em julho de 1995, no qual cerca de 8 mil pessoas morreram, foi um genocídio, afirmou nesta segunda-feira (4/6) a Comissão Europeia, que condena as tentativas de "reescrever a História".

"A UE rejeita firmemente toda tentativa de reescrever a História. O massacre de Srebrenica foi um genocídio", como confirmaram o Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII) e a Corte Internacional de Justiça de Haia, afirmou uma porta-voz da Comissão.

O presidente sérvio Tomislav Nikolic declarou que "não houve genocídio em Srebrenica" durante uma entrevista a uma rede de televisão de Montenegro divulgada na sexta-feira em seu site. Cerca de 8 mil homens e jovens muçulmanos foram executados em julho de 1995 pelas forças sérvias da Bósnia.
[SAIBAMAIS]
Os ex-líderes político e militar dos sérvios da Bósnia, Radovan Karadzic e Ratko Mladic, são atualmente julgados por genocídio pelo TPII, principalmente por seu papel no massacre de Srebrenica. Nikolic, um ex-ultranacionalista que mantém um discurso populista mas defende a integração europeia, foi eleito presidente da Sérvia no dia 20 de maio, derrotando o pró-europeu Boris Tadic.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação