Mundo

Internautas chineses veem referência a massacre nos números da bolsa

Agência France-Presse
postado em 04/06/2012 11:14
Xangai - Os internautas chineses acreditaram ter visto nesta segunda-feira (4/6) uma conspiração no índice da bolsa de Xangai, que perdeu 64,89 pontos, um número que pode ser interpretado como a data de 4 de junho de 1989, a do massacre de Tiananmen (Praça da Paz Celestial), que completa 23 anos nesta segunda. Um fórum da página de análises da bolsa Gushequ questiona se é uma coincidência ou forma de protesto silencioso, em referência à repressão do exército chinês contra os manifestantes pró-democratas no dia 4 de junho de 1989.
[SAIBAMAIS]
Nesta segunda-feira, os censores fizeram todo o possível para evitar as discussões na internet sobre os incidentes de Tiananmen, um massacre no qual centenas, talvez milhares de manifestantes, morreram. Nas redes sociais chinesas ficaram bloqueadas todas as buscas com a data de 4 de junho, com o número 23 (de 23; aniversário) ou com a palavra "vela", enquanto os meios de comunicação não citaram o aniversário.

Os internautas também viram um sinal na abertura da bolsa de Pequim nesta segunda-feira, que começou com 2.346,98 pontos, um número que, segundo alguns, reflete o 23; aniversário de 4 de junho (4/6) de 1989 (mudando os últimos dois números). Reagindo aos comentários, os censores chineses bloquearam rapidamente todas as alusões a esta coincidência de números na popular página Sina Weibo, o equivalente chinês do Twitter.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação