Agência France-Presse
postado em 04/06/2012 14:40
Roma - A ministra italiana da Justiça, Paola Severino, examina a possibilidade de empregar presos para a reconstrução das zonas afetadas por vários terremotos que atingiram nos últimos quinze dias o nordeste da Itália."Na situação em que nos encontramos e que exige intervenções rápidas, acredito que podemos examinar a possibilidade de que uma parte da população carcerária seja protagonista de uma reconstrução exemplar", afirmou Severino a meios de comunicação locais.
"A ideia é empregar os detidos que não são perigosos e que já gozam da semiliberdade", declarou a ministra, que ainda deve examinar a proposta com os diretores das prisões.
"Gostaria que todas as prisões da região se envolvam", acrescentou.
[SAIBAMAIS]A ministra exclui o uso de presos perigosos e espera empregar os condenados por pequenos crimes, como consumo de drogas e violação das leis sobre a imigração.
"Sempre acreditei que o trabalho é um recurso para reinseri-los na sociedade", comentou a ministra.
Dois fortes terremotos, registrados nos dias 20 e 29 de maio, causaram a morte de 23 pessoas e destroçaram muitos monumentos, edifícios e fábricas desta região, entre as mais povoadas e industrializadas da Itália, provocando danos estimados em milhões de euros.