Mundo

Militares mexicanos resgatam 13 reféns do narcotráfico do Cartel do Golfo

Agência France-Presse
postado em 04/06/2012 18:23
México - Militares da Marinha mexicana libertaram na cidade de Nuevo Laredo (nordeste) 13 pessoas que disseram ter sido sequestradas e que estavam em poder de 10 supostos narcotraficantes do Cartel do Golfo, informou nesta segunda-feira (4/6) a Secretaria da Marinha Armada.

"Na última sexta-feira, foram resgatadas 13 pessoas que supostamente foram sequestradas por 10 supostos sequestradores, que disseram pertencer a uma célula do Cartel do Golfo", afirmou a entidade em comunicado.

A Marinha explicou que a operação foi consequência de "uma denúncia cidadã que alertou sobre a presença de pessoas armadas em uma residência de Nuevo Laredo", cidade fronteiriça com os Estados Unidos e uma das mais atingidas pela onda de violência gerada pelo narcotráfico que atinge o México.

Os marinheiros detiveram 10 homens no local, "os quais disseram pertencer ao Cartel do Golfo", e encontraram 12 homens e uma mulher, que disseram "ter sido sequestradas em diversos lugares da cidade". No domicílio encontraram também uma grande quantidade de armamento, incluindo dois tubos lança-granadas, 17 fuzis de assalto AK-47, 18 granadas, cinco cargas explosivas e 16.500 balas de diversos calibres.

Nueva Laredo é cenário de um sangrento confronto pelo controle da praça entre o grupo criminoso Los Zetas e seus antigos aliados do Cartel do Golfo, que estão agora associados ao Cartel de Sinaloa, liderado pelo poderoso líder Joaquín "El Chapo" Guzmán, para combater seu inimigo comum.

Os assassinatos e demais atos de violência produzidos por esta disputa não costumam ser informados pela imprensa ou levam vários dias para serem divulgados devido a ameaças às quais os jornalistas dessa cidade estão submetidos pelos traficantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação