Mundo

Londres apoia exploração petroleira "legítima" nas Ilhas Malvinas

Agência France-Presse
postado em 04/06/2012 19:48

Londres - A Grã-Bretanha disse nesta segunda-feira (4/6) que apoiará as empresas envolvidas na exploração petroleira "legítima" das Ilhas Malvinas, após a Argentina assinalar que iniciará ações legais imediatas contra a decisão.

"A exploração de petróleo e gás nas Falklands (Malvinas) é uma atividade comercial legítima", declarou uma porta-voz do ministério. "O governo britânico apoia o direito dos habitantes das Falklands de desenvolver seus próprios recursos petroleiros para benefício econômico próprio. Este direito é parte integrante de sua autodeterminação", acrescenta o comunicado.

O porta-voz minimizou ainda o anúncio de Buenos Aires sobre ações legais contra cinco petroleiras britânicas que operam na região das Malvinas, destacando que "a legislação interna argentina não se aplica às ilhas Falkland e Sandwich". O governo das Malvinas "tem o direito de desenvolver indústrias pesqueiras e de hidrocarbonetos em suas próprias águas, sem a interferência da Argentina".

"Desde ameaçar os barcos das Falklands até prejudicar as rotas aéreas com o Chile, os esforços da Argentina para intimidar as Falklands são ilegais, impróprios e totalmente contraproducentes".

A medida judicial argentina afeta as companhias Rockhopper Exploration, Desire Petroleum Public Limited Company, Argos Resources, Falkland Oil and Gas Limited e Borders & Southern Petroleum. Até o momento, apenas de Rockhopper Exploration descobriu uma jazida com potencial na região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação