Jornal Correio Braziliense

Mundo

Jogo 'World of Warcraft' entra no julgamento de assassino da Noruega



No passado, Breivik explicou ter tirado um ano sabático em 2006 para se dedicar inteiramente a esse jogo on-line, passado em um universo medieval fantástico e, geralmente, considerado não-violento, para jogá-lo por até 16 ou 17 horas por dia.

[SAIBAMAIS]Nesta quarta-feira (6/6), foram apresentadas provas de que ele havia jogado intensivamente "Warcraft" até fevereiro de 2011, apenas alguns meses antes de colocar uma bomba perto da sede do governo em Oslo, e depois abrir fogo contra jovens trabalhistas reunidos na ilha de Utoeya. Esses dois ataques deixaram 77 mortos, a maioria adolescentes.

Sem fazer referência ao jogo, o procurador explicou durante uma entrevista coletiva à imprensa após a audiência que suas perguntas tinham como objetivo mostrar incoerências nas explicações de Breivik e ajudar a determinar seu estado de saúde mental.

Breivik afirma que se dedicou a escrever "o tempo todo" seu manifesto ideológico a partir de 2007, uma atividade pouco compatível com a prática assídua de World of Warcraft. No entanto, em 2008, ele escreveu que tinha se dedicado "non stop" ao jogo. Diante desta contradição aparente, o extremista de 33 anos se defendeu explicando ter dividido o seu tempo entre seu manifesto e os jogos. "Você é procurador em tempo integral e, portanto, tem certamente ;hobbies; quando chega em casa à noite", respondeu a Holden.