Mundo

Dinamarca aprova lei que permite casamento gay na igreja oficial do Estado

postado em 08/06/2012 08:46
Nova lei permite a pessoas do mesmo sexo terem cerimônia matrimonial
Primeiro país a permitir que casais homossexuais oficializem uniões civis, em 1989, a Dinamarca foi pioneira novamente ontem. O Parlamento aprovou uma lei permitindo que esse tipo de casamento ocorra na Igreja Evangélica Luterana (oficial do Estado dinamarquês). A legislação, porém, deixa aos pastores a opção de realizarem a cerimônia ou de pedirem que outro assuma a responsabilidade, caso considerem que a mesma contrarie suas convicções.



[SAIBAMAIS]A lei foi apresentada pelo governo de centro-esquerda no início do ano e recebeu, ontem, 85 votos a favor e 24 contra. Houve duas abstenções, e 68 legisladores não compareceram à sessão. O ministro da Igualdade de Gênero e de Assuntos Eclesiásticos, Manu Sareen, membro do Parlamento, considerou o voto ;histórico;. ;É muito importante dar a todos os membros da igreja a possibilidade de se casar. Hoje, apenas casais heterossexuais têm permissão;, disse, em entrevista ao jornal The Telegraph. O ministro se contrapôs ao porta-voz do direitista Partido do Povo Dinamarquês, que afirmou ao mesmo jornal que o ;casamento deveria ser entre um homem e uma mulher;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação